Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Doença Falciforme - Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são")

Comigo não acontece porque sou uma pessoa que não tem dia ruim sempre tô de bem com a vida, mas reparo no semblante de alguns pacientes no hemocentro em que eu sou paciente que eles parecem estar tristes e infelizes queria ter o poder de ler a mente e tentar ajudar porque só quem tem DF sabe o que se passa com o outro .

Todos nós sabemos que ter a Doença Falciforme não é legal, mas também não é tão ruim assim poderia ser pior...Mas hoje em dia o tratamento tá evoluindo temos medicamentos que vão nos ajudar a manter e ter uma qualidade de vida bem melhor.

Já foi comprovado cientificamente que ter Fé e ficar feliz sempre de bem com a vida e manter autoestima elevada diminui crises álgicas. Então eu recomendo evite o estresse em casa, trabalho, faculdade (confesso que eu tento mas as vezes não tem como deixar de se estressar), então não brigue com familiares por que seu psicológico estando bem como na famosa citação Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são"), a mente completa o corpo e o corpo completa a mente e assim não só quem tem a Doença Falciforme qualquer pessoa vai ter uma qualidade de vida melhor é levantar a cabeça e bola pra frente.

9 comentários:

  1. Tudo isso acontece muito cmg...

    A maioria das minhas crises e causada pelo estress, nervosismo, até a ansiedade me descontrola...

    Ficar de bem com a vida, relaxar, respirar e contar ate 10 na hora do nervoso, ajuda muito.

    Binho Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    já tive várias crises por conta disso...anciedade,nervosismo.
    E sabemos que não é fácil viver com A.F,mas temos que seguir em frente apesar dos pesares^^
    E ver a vida sempre com muita positividade.
    Saúde à todos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Binho...
    Esse é o caminho pra manter um boa qualidade de vida. Sou psicóloga e já trabalhei com grupo terapia para portadores de AF e familiares. Percebia bem a diferença entre pacientes que se entregavam a tristeza e outros que as vezes até esqueciam que tinham AF (claro que fora das crises),enfim, é muito bom poder ver pessoas que enfrentam a vida como você e ainda ajudam outros pacientes.

    abraço e continue ajudando a todos...

    ResponderExcluir
  4. cara, minhas aulas começaram hoje e já no 1º dia de aula alguns muleks começaram a pegar no meu pé por causa do meu olho.. fiquei muuito puto.. e ja sofri com isso antes tambem na 5ª, 6ª, 7ª, 8ª ssérie e até hj no 3º colegial alguns ainda pegam no meu pé.. as vezes dá muuita raiva... mais depois eu cheguei em casa comecei a fuçar na net sobre A.F. e Bullyng, ae achei o seu blog e o seu post na comunidade do orkut.. comecei a ler e a me sentir melhor com relação a isso.. tanto é q eu tava preocupado com o colegio amanhã tava pensando até em faltar por causa disso.. mais depois que li o seu post minha auto estima ja subiu hehe

    parabéns pelo seu blog muitoo bom. continue postando vlw.. se quiser me achar no twitter add ae @j_henriqu3

    ResponderExcluir
  5. Ao anônimo de cima não deixe se abater nunca!!! Se rolar encarnação apelido leve na esportiva. A onda é levantar a cabeça e seja feliz.

    ResponderExcluir
  6. Sou portador de AF sei que não é facil,justamente hoje estou em crise.Para entender um portador de AF só outro AF.

    ResponderExcluir
  7. A Psicologia e a Medicina Psicossomática estão aí para provar isso que você colocou. Não podemos separar mente e corpo, um inevitavelmente influencia o outro. Por isso, um dos nossos maiores desafios é aprender a lidar de forma positiva com nossas emoções. Aos que convivem com a doença falciforme ou qualquer outra, sugiro o livro ("Com a Vida de Novo") de um oncologista americano, Dr. Simonton, que juntamente com sua esposa, psicóloga, criaram um método auxiliar no tratamento do câncer baseado em visualizações e outras técnicas. Acho muito válido uma readaptação da técnica para os pacientes que possuem a DF. Inclusive penso em estudar isso em breve. Beijos, Fabinho!

    ResponderExcluir
  8. Acredito plenamente nisso...

    Olá tbm sou portador de A.F. tenho 30 anos e ja tive muitas crises,fiquei em coma na uti por 30 dias por uma crise algica nos pulmões ou seja sindrome aguda toraxica,e venci ela com muita esperança e fe em deus,hoje sofro de uma necrose no umero direito,tenho muita limitação nos movimento e dore constantes,mas nao desanimo,hj são 5 anos sem uma crise forte que tenha que me interna,acho que é decorrente de eu me manter sempre com a mente ocupada com trabalho com sonhos a serem conquistados,e com certeza de um tratamento levado a serio,pessoal temos uma doença severa mas nao podemos nos considerar deficientes, e nao coloquem em suas mentes que são doentes...acho que o psicologico conta muito a paz de esperitos mais ainda... que deus ilumini todos nos e nos ajude a cada dificuldade, deus não coloca obstaculos que não podemos superar... fé Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela vossa força e espero q venham a ter mais dicas q encorajaram os portadores de A.F

    ResponderExcluir