Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de abril de 2010

ANEMIA FALCIFORME: UM PARADOXO DA INCLUSÃO ESCOLAR "CONHECER PARA MELHOR ATENDER"

Essa postagem é uma tese de conclusão de curso de Sônia Paiva paciente do Hemopa, hemocentro de Belém do Pará que vem mostrar a inclusão dos alunos portadores de Anemia falciforme.

Pais que tem filho com idade escolar seriam de suma importância que vocês puderem ler para ter uma idéia como se deve ter a inclusão de Falcêmicos na escola até para vocês informarem os professores e amiguinhos que estão em volta para que não haja nenhuma discriminação.

Excelente trabalho tenho certeza que vai ajudar muitos Pais a lhe dá com a educação dos seus filhos e informar os educadores.

Resumo do TCC
Objetivou-se com estudo, analisar e refletir sobre o alto índice de baixa escolaridade dos alunos portadores da Anemia falciforme, revelando as complicações biopsicossociais causadas pela doença e as formas de amenizar os sofrimentos causados pela mesma, principalmente no ambiente escolar, onde os alunos estão inseridos.

Verificou-se que a maioria dos profissionais na área de educação (professores e coordenadores) não tem conhecimento sobre a doença, assim como a respeito do atendimento que deve ser dado aos portadores da mesma, em relação ao ambiente escolar o que explica o alto índice de evasão escolar a baixa escolaridade dos alunos portadores de Anemi a Falciforme, visto estes alunos são alunos com necessidade médicas e educacionais especiais, nas quais não estão sendo satisfeitas. Conclui-se que para haver inclusão escolar dos alunos portadores de AF, faz-se necessário admitir a diversidade e conhecer as necessidades biopsicossocias desses alunos, para então melhor atendê-las o que tornará possível o acesso e permanência dos mesmos na comunidade escolar.

Link abaixo abre a tese:

http://www.aafesp.org.br/biblioteca/TCCSeTeses/SONIA_DIAS_DE_PAIVA.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário