Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de março de 2010

A falta de informação nas emergências

Bem galera da AF não sabe se aconteceu com vocês mas comigo acontece quase toda vez, quando chego com crise numa rede nacional de saúde sem falar o nome é claro por causa da ética, rsrsrsrsrs!!! Quase não, mas toda vez é um clínico geral e eles não manjam nada de AF, pois de 10 vezes que fui a emergência 9 eu que falei o que era pra tomar e 1 só a médica acertou. Acho que os Hemocentros de cada estado ou o próprio ministério da saúde poderiam mandar cartazes ou cartilhas para esses hospitais particulares para dá um atendimento melhor aos pacientes de AF.
Fica a dica aí pra galera, o que vocês acham?

4 comentários:

  1. Nunca havia pensado nisso - as vezes a gente parece burra, né? Cara, o ministério da saúde produz material informativo da maior qualidade sobre doença falciforme, também as secretarias estaduais de saúde fazem isso e a gente fica centrado nos espaços e profissionais do Sistema Único de Saúde. Quem sabe, cada um de nós que tem acesso a estes materiais arruma uma forma de levá-los para a rede particular?
    Acho que poderíamos até fazer melhor, nos organizarmos como uma campanha nacional.
    Binho, tu sempre tendo visão alargada.
    Saudade de tí, meu amigo!

    ResponderExcluir
  2. Poís é Mara na verdade sei que a maioria usa o SUS eles sabem como lhe dar com as crise de AF, já ne rede particular te garanto uma coisa há muitas falhas as vezes tenho sorte de ter um médico que saíba lhe dá com a Patologia.
    Poderia ter uma ação dos Hemocentros, palestras ou algo parecido ou uma forma de entregar esses material de informação ssobre AF. Tenho certeza que isso iria ajudar muita gente.

    ResponderExcluir
  3. O MS tem o Manual de Condutas Básicas para os pacientes com anemia falciforme, inclusive tenho sempre dado aos pacientes, principalmente os do interior, para apresentarem pros médicos... muitos desconhecem mesmo e têm medo de tratar! Já deram um olhada?? Tem no site do MS e está disponível nos hemocentros... diz como tratar as diversas manifestações, principalmente as crises de dor!

    ResponderExcluir
  4. Realmente, isso acontece muito, os médicos em geral não tem a mínima informação sobre Anemia Falciforme, nem quais medicamentos devem ser tomados. Alguns ainda tem a coragem de fazer certas perguntas como : - Com quantos anos você adquiriu essa doença? É um absurdo o fato de uma empresa de saúde tão rica e famosa não possa capacitar seus médicos com ao menos o básico sobre este problema, que afeta mais pessoas do que se imagina. Isso não somente é uma vergonha, como também é extremamente PERIGOSO!

    ResponderExcluir