Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de março de 2010

Cinco Passos para Viver bem com Anemia Falciforme

1º Passo
Ficar realmente satisfeito com o seu médico(a).Verifique se você tem um bom relacionamento porque você vai estar vendo a pessoa com bastante regularidade.
As pessoas com anemia falciforme têm de check-in com seu médico para check-ups a cada seis meses ou se tiver fazendo uma medicação Taís como: hydrea ou Exjade o controle pode ser semanalmente ou pelo menos 1 vez por mês.

2º Passo
Cuide do seu corpo, durma bem e se alimente bem coma frutas e legumes, beba 8 copos de água por dia e exercite-se regularmente (sob a orientação de seu médico).

3º Passo
Adote um estilo de vida descontraído.
Embora seja impossível evitar totalmente o stress é normal ficar stressado acontece muito comigo fico mau-humorado mas depois passa, manter-se saudável significa não ficar muito preso nele.
Encontrar maneiras saudáveis de aliviar o stress jogar um game, usar internet como você achar melhor.
Se você estiver exercitando regularmente isso vai ajudar.

4º Passo
Visite seu médico regularmente.
Não economize na nomeação do médico.
A comunicação regular com o seu médico irá ajudá-lo a permanecer saudável. A anemia falciforme é uma doença complexa que afeta as pessoas de maneiras diferentes, de modo constante comunicação com o seu médico é fundamental.

5º Passo
Aproveite a vida plenamente. Às vezes as pessoas com uma condição pode viver a vida com muito cuidado ou com medo.
Enquanto você está seguindo o conselho do seu médico e cuidar de si mesmo, você deve certificar-se de tirar a vida por ambas às trompas e se divertir ao máximo.
Seja moderado nada de extrapolar

13 comentários:

  1. Parabéns, Binho! Tu sempre criativo. Coisa bem boa.
    Beijo grandão

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Mara...
    é bom agente compartilhar um pouco do nosso dia dia como paciente de AF, que as vezes parece tudo mil maravilhas mas tem dias que parece uma via cruzes.

    ResponderExcluir
  3. Binho, não me conheces, mas eu acompanho o que postas na Comu da Anemia Falciforme e gosto de sua participação por lá. Faz um tempão que não posto nada por lá, mas acompanho sempre. E agora vou acompanhar teu espaço aqui também. Pois realmente, como vc disse... as vezes vai tudo em vento e polpa, mas tem horas que parece um caos e como é bom poder compartilhar nossos momentos... aliás compartilhar é uma palavra mágica, torna tudo mais leve! Ahhh, também tenho AF. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Fala binho, sinceridade que quando li o titulo achei q vc ia passar aquilo que geralmente vem nas cartilhas dos hemocentros, mas gostei da abordagem que vc deu.. verdade cara, as vezes tem gente que tem medo de viver por causa da doença, mas temos que saber sempre levar vida e esse problema paralelamente, senao a gente pira!
    abraço!

    ResponderExcluir
  5. Alessandra e Janio, sempre que posso passo lá pela comunidade do uma dica pra galera e realmente oque as cartilhas falam Jânio é muito bonitinho cientificamente só quem tem AF sabe como é a dor me surpreendo que cada dia parece que tem uma coisa nova, mas eu vcs todos vamos com Deus superar e assim vamos levando.

    ResponderExcluir
  6. Oi ,fico feliz em saber que tem jovens com vc que mesmo convivendo com AF,encontra um jeito de passar mensagens positivas.Tenho um filho de 6 anos que é AF,e o meu maior medo é não vê-lo crescer,torna-se adulto,as vzs choro,fico triste.O que vc tem a me dizer em relação a isso.Seus pais como se sentem?

    ResponderExcluir
  7. Nira,
    Saíba de uma coisa que nós somos mais fortes do que as pessoas pensam. Deus sabe oque faz então creia nele e confie sempre, seu filho ainda vai lhe dá muito orgulho vai estudar, crescer e ser alguém que ainda vai lhe muito orgulho lembre-se temos AF mas somos capazes de tudo. Jamais deixe que as pessoas substimem a capacidade de seu filho.
    Sei que vai ser dificil minha mãe passou por várias batalhas na vida comigo várias vezes fui internado mas nada que não possamos superar e hoje estou aqui, acredite sempre e não tenha medo de nada confie em Deus hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  8. Oi Binho, gostei de tudo que vc disse, principalmente quando fala entre entrosamento entre paciente e médico. Meu filho tem 8 anos e faz tratamento desde que nasceu, antes eu tinha um contato melhor com a médica, já agora não me seinto tão a vontade pr conversar com ela,e eu detesto chegar ao consultorio e ficar igual uma parasita, gosto de conversar e tirar dúvidas que sempre aparecem, porém ela não está me deixando muito a vontade.

    ResponderExcluir
  9. Oi Binho !!!
    Pow gostei do seu blog, você assim como eu tentar aproveitar o melhor da vida. Eu tenho muitos problemas por conta da anemia falciforme e o pior deles é a ulcera que tenho na perna há anos. Mais vivo feliz na medida do possivel. Bjos pra você

    ResponderExcluir
  10. Robertinha,
    Agradeço por ter gostado do blog tento postar coisas que estão no cotidiano de nós falcêmicos não só o que ta escrito nas cartilhas.
    Temos que saber lhe dá com AF e ter fé que no final tudo sempre irá dar certo e ser Feliz...
    bjs pra vc tb!!!

    ResponderExcluir
  11. Ola pessoal meu nome é Maria Júlia,descobri que tenho Anemia Falciforme tenho 21 anos, e estou com muitas duvidas e é claro com medo tamb. Vou deixar meu msn aki p quem poder conversar com migo dar uma explicada agradeço des de ja. msn julia_duzinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Caro Binho,

    Parabéns pelo blog e pelas postagens. Gostaria de socializar com vc e com quem visita esse blog os endereços das associações de pessoas com AF e o da FENAFAL, que agrega todas as associações no Brasil: http://fenafal.wordpress.com/

    Um abraço, saúde e sorte.
    Dalmo

    ResponderExcluir
  13. Olá! Parabéns pelo blog
    Minha prima de quase 12 anos tem anemia falciforme, sofro muito com isso porque meu amor por ela é imensurável.
    Em todos os dias da vida dela vemos o cuidado de Deus. Ela foi diagnosticada assim que nasceu e sempre se tratou. Hoje ela mora em Barão de Cocais - MG e faz acompanhamento em Belo Horizonte. Se me lembro bem, teve somente uma crise, com uns 4 anos. Vive normalmente, estuda, pratica exercício, vem para a minha casa nas férias e curtimos muito juntas. Ela sabe das limitações e se cuida muito bem. Não tem medo da doença. Nunca pegou uma infecção e fez uma cirurgia para retirada de adenoide muito bem sucedida. Vejo um futuro belíssimo para a minha princesinha. Continuem a escrever e a nos informar, sou imensamente grata!

    ResponderExcluir