Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de abril de 2010

ANEMIA FALCIFORME: UM PARADOXO DA INCLUSÃO ESCOLAR "CONHECER PARA MELHOR ATENDER"

Essa postagem é uma tese de conclusão de curso de Sônia Paiva paciente do Hemopa, hemocentro de Belém do Pará que vem mostrar a inclusão dos alunos portadores de Anemia falciforme.

Pais que tem filho com idade escolar seriam de suma importância que vocês puderem ler para ter uma idéia como se deve ter a inclusão de Falcêmicos na escola até para vocês informarem os professores e amiguinhos que estão em volta para que não haja nenhuma discriminação.

Excelente trabalho tenho certeza que vai ajudar muitos Pais a lhe dá com a educação dos seus filhos e informar os educadores.

Resumo do TCC
Objetivou-se com estudo, analisar e refletir sobre o alto índice de baixa escolaridade dos alunos portadores da Anemia falciforme, revelando as complicações biopsicossociais causadas pela doença e as formas de amenizar os sofrimentos causados pela mesma, principalmente no ambiente escolar, onde os alunos estão inseridos.

Verificou-se que a maioria dos profissionais na área de educação (professores e coordenadores) não tem conhecimento sobre a doença, assim como a respeito do atendimento que deve ser dado aos portadores da mesma, em relação ao ambiente escolar o que explica o alto índice de evasão escolar a baixa escolaridade dos alunos portadores de Anemi a Falciforme, visto estes alunos são alunos com necessidade médicas e educacionais especiais, nas quais não estão sendo satisfeitas. Conclui-se que para haver inclusão escolar dos alunos portadores de AF, faz-se necessário admitir a diversidade e conhecer as necessidades biopsicossocias desses alunos, para então melhor atendê-las o que tornará possível o acesso e permanência dos mesmos na comunidade escolar.

Link abaixo abre a tese:

http://www.aafesp.org.br/biblioteca/TCCSeTeses/SONIA_DIAS_DE_PAIVA.pdf

sábado, 10 de abril de 2010

Mostrar a capacidade de quem tem Anemia Falciforme

Esse post aqui queria esclarecer algumas coisas em relação à capacidade que todos nós pacientes de AF temos, fico muito P da vida quando as pessoas acham que somos incapazes de executar nossas tarefas como pessoas normais sei que temos nossas limitações mas somos iguais a todos. Um exemplo sabe que existem casos e casos já vi até de uma mãe dizer que o filho ia estudar, mas nunca ia poder trabalhar ia viver de beneficio o que é isso... Na comunidade Anemia Falciforme da Mara Lane tem pessoas com AF que são os melhores profissionais no mercado de trabalho.
Hoje os estudos estão mais avançados novos medicamentos nos dão uma qualidade de vida e longevidade melhor então temos que parar com essa idéia de ser coitadinho, pois tenho certeza que a se todos os pacientes tiverem uma auto-estima elevada tudo fica melhor em relação ao desempenho profissional.
E todos que tem AF, sabem que quando estamos de bem com vida, na faculdade, no trabalho em nossos relacionamentos tanto familiar quanto no namoro ou casamento sem dúvida nenhuma... É mas difícil ter uma recaída como crises, parece que até a hemoglobina aumenta hehehehe.
É muito importante estar de bem com vida e ta com lado emocional bem centrado isso tenho certeza que evita as crises e nos proporciona um bem estar.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Atendimento no Hemocentro e nossos Profissionais

Essa postagem é só pra ter idéia como funciona o nosso tratamento em nossos hemocentros de nosso estado e o que vocês acham do atendimento deles.
Aqui no Hemopa o atendimento é muito bom temos médicos preocupados com a AF e super atenciosos que diga a minha Médica Drª Saíde perturbo muito ela mas ela sempre com toda e a maior boa vontade do mundo sempre me atende tanto no hemocentro e se eu ligar também, uma coisa é certa se todos os médicos tivessem sua boa vontade todo mundo tá super satisfeito, como eu.
Mas é claro que não posso esquecer do Fisioterapeuta grande Savio caraca o cara é tão bom que ele já trabalhou até técnico de hemoterapia no início do Hemopa, e olha lá a moral dele hoje ele Fisioterapeuta com Mestrado em anemia falciforme o cara é muito BOM mesmo lá faço acupuntura, eletrodos e tenso...
Eduardo nosso Dentista o cara manja muito também olha que ele tem pouco tempo de Hemocentro.
E a nossa equipe de Psicólogas tem Gecila, Carol e Liene estão sempre a nossa disposição, Serviços sociais Marilda, Sandra e, mas uma galera lá, também sempre dando aquele apoio pra galera da capital e do interior agendando consultas ajudando em tudo.
E as enfermeiras claro que não posso esquecer a Cécilia que já se aposentou uma profissional impecável e todas nossas técnicas de enfermagem Francisca aposentada, Izabel, Regina, Belíssima... Todos que sempre estão a nossa disposição e sempre ajudando agente de alguma forma a ter uma qualidade de vida melhor. "Gosto muito de todos" do Hemopa em geral.
Se fosse falar de todo mundo sem dúvida esse espaço seria pequeno para a qualidade de todos que nos ajudam a ter uma vida melhor.